O Backup é muito importante para todos os tipos de serviços, e hoje, no dia mundial do backup vale a pena relembrar a sua importância e como realizá-lo.
Tipos de backup
Existem vários tipos de backup, mas para ter maior segurança em backups é essencial que se tenha uma rotina para os mesmos, esta rotina pode ser automática ou manual.
Backup completo
Como o próprio nome diz, o backup completo refere-se ao procedimento que copia todos os arquivos existentes em qualquer ambiente ou servidor dedicado ou compartilhado e os rearmazena em outro local, seja ele físico ou em nuvem. A reprodução dos arquivos é 100% fiel e a chance de perda é menor (quase impossível com um Disaster Recovery bem estruturado).
Backup incremental
É chamado de backup incremental a cópia de segurança que registra somente as últimas modificações em relação ao último processo da mesma espécie. É vantajoso, principalmente, por ser o tipo mais rápido de backup e também por ocupar menos espaço no armazenamento do servidor.
Backup diferencial
Como o incremental, o backup diferencial trabalha somente com a cópia de parte dos dados. Sua função é gerar duplicatas de segurança daquilo que foi alterado desde o último backup completo realizado. Sendo assim, ele invariavelmente acaba por armazenar mais dados do que o incremental.
Ele é mais fácil de recuperar, o que garante, em tese, um pouco a mais de segurança dos dados e reduz a chance de perdas. Em relação ao tempo gasto para o procedimento, ele é o intermediário entre os três.
Como realizar backups na hospedagem?
Os backups podem ser realizados através do cPanel, o seu painel de controle para gestão da sua hospedagem, site, loja virtual, sistema ou app, ele pode ser acessado por seudominio.com.br/cpanel.




*O destino do seu backup é muito importante, na sua hospedagem você tem um diretório público (www ou public_html), nunca deixe backups neste diretório ou subdiretórios dele.
Este diretório é público, então usuários que possuam o nome do seu arquivo de backup podem realizar downloads dele, além disso se seu site sofrer uma vulnerabilidade o seu backup será danificado, perdendo toda a razão do mesmo.
Mantenha sempre seu backup no diretório inicial, ele só pode ser acessado pelo administrador da hospedagem e será sempre mais seguro.

Aproveite o dia mundial do backup e faça o seu, lembre-se de copiar seus dados para mídias seguras como HD’s e não CD’s e de copiar os arquivos fontes e não atalhos de arquivos.
Crie uma rotina semanal, mensal ou trimestral de backups, conforme sua necessidade e sempre se previna!