Qual a importância do backup e como realizar?

O Backup é muito importante para todos os tipos de serviços, e hoje, no dia mundial do backup vale a pena relembrar a sua importância e como realizá-lo.

Tipos de backup

Existem vários tipos de backup, mas para ter maior segurança em backups é essencial que se tenha uma rotina para os mesmos, esta rotina pode ser automática ou manual.

Backup completo

Como o próprio nome diz, o backup completo refere-se ao procedimento que copia todos os arquivos existentes em qualquer ambiente ou servidor dedicado ou compartilhado e os rearmazena em outro local, seja ele físico ou em nuvem. A reprodução dos arquivos é 100% fiel e a chance de perda é menor (quase impossível com um Disaster Recovery bem estruturado).

Backup incremental

É chamado de backup incremental a cópia de segurança que registra somente as últimas modificações em relação ao último processo da mesma espécie. É vantajoso, principalmente, por ser o tipo mais rápido de backup e também por ocupar menos espaço no armazenamento do servidor.

Backup diferencial

Como o incremental, o backup diferencial trabalha somente com a cópia de parte dos dados. Sua função é gerar duplicatas de segurança daquilo que foi alterado desde o último backup completo realizado. Sendo assim, ele invariavelmente acaba por armazenar mais dados do que o incremental.

Ele é mais fácil de recuperar, o que garante, em tese, um pouco a mais de segurança dos dados e reduz a chance de perdas. Em relação ao tempo gasto para o procedimento, ele é o intermediário entre os três.

Como realizar backups na hospedagem?

Os backups podem ser realizados através do cPanel, o seu painel de controle para gestão da sua hospedagem, site, loja virtual, sistema ou app, ele pode ser acessado por seudominio.com.br/cpanel.

No cPanel você pode selecionar Backup ou o Assistente de backup, o que vamos utilizar agora.
Através do assistente você pode realizar um backup ou uma restauração, os backups podem ser parciais ou completos, porém não incrementais.
Após selecionar backup selecione “Backup completo” ou parcial, o parcial pode ser do diretório inicial, encaminhadores de e-mails e bancos de dados.
Após isto selecione o destino* do seu backup e um e-mail para receber o log do backup e a confirmação do mesmo, feito isso seu backup será realizado pelo nosso sistema.

*O destino do seu backup é muito importante, na sua hospedagem você tem um diretório público (www ou public_html), nunca deixe backups neste diretório ou subdiretórios dele.

Este diretório é público, então usuários que possuam o nome do seu arquivo de backup podem realizar downloads dele, além disso se seu site sofrer uma vulnerabilidade o seu backup será danificado, perdendo toda a razão do mesmo.

Mantenha sempre seu backup no diretório inicial, ele só pode ser acessado pelo administrador da hospedagem e será sempre mais seguro.

Por fim na opção BACKUP você tem vários backups automatizados que nosso servidor e nossa equipe realizam, de praxe temos backups de todos os clientes e todos os dados para os últimos 7 dias, lembrando que conforme o tempo passa os backups mais antigos são descartados automaticamente.

Aproveite o dia mundial do backup e faça o seu, lembre-se de copiar seus dados para mídias seguras como HD’s e não CD’s e de copiar os arquivos fontes e não atalhos de arquivos.

Crie uma rotina semanal, mensal ou trimestral de backups, conforme sua necessidade e sempre se previna!


Be the first to comment “Qual a importância do backup e como realizar?”

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.