Qual a importância do SSL no seu site?

O que é o certificado SSL? Como ele é essencial para seu site e como configurar o seu na 4 Steps?

Todos nós já sofremos algum ataque ou já nos sentimos inseguros alguma vez quando estávamos navegamos na web. Nossa primeira reação quando acontece é fechar tudo e sair o mais rápido possível daquele ambiente, certo?

Nesse mesmo passo, você já deve ter percebido que em alguns ambientes é possível estar mais seguro.

O seu navegador aponta alguns sites como “seguro”, mostrando um cadeado ao lado do endereço que começa com a letra “s”, já notou? Aposto que sim.

Nesse texto vamos falar da tecnologia por trás desse sistema de segurança, quais os benefícios práticos que ela apresenta, além de mostrar que é simples e gratuito ativar o SSL no seu site também.

O que é SSL?

O certificado SSL (Secure Socket Layer) é uma proteção padrão para manter uma conexão com a Internet segura e, assim, garantir a integridade de qualquer dado sensível trocado entre dois sistemas.

Esse certificado impede hackers e softwares maliciosos de lerem e modificarem qualquer informação transferida, incluindo dados sensíveis como números de cartão de crédito e documentos.

Os lados que recebem a proteção em geral são dois, por exemplo, um site de compras e o navegador. Há também casos em que a proteção ocorre de servidor para servidor, onde uma aplicação com dados sensíveis precisa ser protegida.

Resumindo o certificado SSL evita que qualquer dado transferido entre usuários e sites, ou entre dois sistemas, fiquem expostos e possam sofrer ataques.

Para isso, ele usa uma tecnologia que funciona através de algoritmos de criptografia, codificando os dados em trânsito e impedindo que os hackers leiam tal como é enviado através da conexão.

A informação protegida pode ser qualquer dado sensível, incluindo números de cartão de crédito, informações financeiras e outros dados de identificação como nomes e endereços.

O SSL entrega um ambiente de total segurança aos usuários. Ao ativar a tecnologia sinais visuais comunicam a que está navegando que o seu site é autêntico e confiável. Como se não bastasse, existe um verdadeiro movimento em prol da segurança na internet.

Sites que possuem o SSL ativo ganham autoridade no ranking de buscas do Google e uma melhor análise do tráfego a partir de ferramentas como o Google Analytics.

O Google inclusive em seu navegador Chrome já exibe um alerta para os usuários que estiverem usando páginas não seguras (HTTP) para inclusão de senhas ou outros dados sensíveis.

Com esse posicionamento em favor da segurança na web, grandes players do mercado estão tornando a navegação segura cada vez mais indispensável.

Mais tarde, começaremos a avaliar quais recursos, como a autenticação de API, se beneficiam com o SSL ativo, deixando-os disponíveis apenas para quem disponibilizar navegação segura aos seus usuários” (tradução livre).

Razões para ativar o certificado SSL no seu domínio.

Segurança contra golpes online

Como já citado, esse é o motivo principal pelo qual o SSL costuma ser adotado. Graças ao uso dessa tecnologia, uma prática muito comum de cybercrime, o phishing, pode ser evitada.

Nesse tipo de crime online, hackers se apresentam como empresas ou pessoas próximas da vítima para colher informações confidenciais.

O contato tanto pode ser por email quanto através de um site que simula (muitas vezes em detalhes) o ambiente virtual de uma empresa. Assim é possível confundir o usuário, fazendo com que ele entregue dados sensíveis aos ladrões enquanto navegam.

No entanto, ao navegar em sites com SSL, as chances desse tipo de trapaça acontecer é praticamente nula, pois uma das principais funções do SSL é a confirmação da autenticidade do local navegado ao usuário.

Relação de confiança com o usuário

Pagamento com cartão de crédito online

Papel na otimização de SEO

Como instalar na 4 Steps?

A instalação na sua hospedagem 4 Steps é rápida e fácil, basta seguir os passos a seguir para realizar a configuração do seu certificado gratuito!

Acesse o painel de controle da sua hospedagem em SEUDOMINIO.com.br/cpanel, caso não possua senha e login solicite ao seu gerente de contas ou ao suporte (suporte@4steps.com.br)
Pesquise por SSL e selecione SSL/TSL Status.
Você irá ver todos os seus domínios e subdomínios e o status deles, selecione os que precisarem de atenção ou se preferir todos e clique em INCLUDE para incluir o certificado automático nos domínios.
Após isto selecione todos os domínios e clique em RUN AUTO SSL para executar o certificado e ativar todos os domínios. Em alguns minutos seus certificados devem ser criados e instalados.
Após isto o seu certificado será instalado e seu site estará seguro!
Mas lembre-se seu site não pode ter nenhuma dependência ou link utilizando HTTP, apenas com HTTPS ou seu certificado terá restrições e não irá funcionar corretamente.

Se você ainda não tem hospedagem ou quer migrar seu site/sistema entre em contato conosco, temos hospedagens profissionais com suporte a partir de R$9,90!


Be the first to comment “Qual a importância do SSL no seu site?”

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.