5 dicas para criar ótimas campanhas de e-mail marketing!

Agora que o bate-papo e as conversas informais basicamente se mudaram para plataformas como Facebook e Instagram, o email passou a ser utilizado basicamente para os negócios. Assim como a maioria dos usuários, você provavelmente encontra a sua caixa de entrada lotada de ofertas e oportunidades “imperdíveis” a cada manhã.

Enquanto profissional de marketing, você provavelmente sabe o quão importante é o email marketing. O problema é que, se suas campanhas de email marketing não se destacarem, você será apenas mais um no meio de um dilúvio de conteúdo que ninguém quer ler – o que é um desperdício de tempo, esforço e oportunidade.

1 – Conquiste seu cliente no assunto

Esta é uma dica super básica, mas vale a pena repetir porque é essencial. Quando se trata de email marketing, você precisa convencer as pessoas de que vale a pena abrir seu email em primeiro lugar.

Quando o assunto são as linhas de assunto de email, quanto mais simples, melhor. Se o conteúdo que você está promovendo tiver um título intrigante, você poderá simplesmente incluí-lo na linha de assunto. Mas esta não é necessariamente a abordagem mais eficaz.

Digamos que você esteja promovendo um artigo publicado em seu blog. Se você fizer da linha de assunto o título do artigo, isso significa que, quando eles abrirem seu email, eles receberão o mesmo título no corpo do email, o que é repetitivo. Mas se você puxar a estatística mais chocante ou fato de seu artigo e fizer a linha de assunto baseada nisso, então os leitores se sentirão atraídos para descobrir mais. E logo descobrirão o título igualmente atraente do artigo. Pronto, agora eles PRECISAM clicar no seu site.

2 – Ofereça valor real aos seus clientes

Não é suficiente simplesmente dizer: “Olha o que temos aqui pra você!” Todos os assinantes de email recebem algumas dezenas de ofertas todos os dias. Quem tem tempo para olhar tudo?

O valor real pode vir de várias formas diferentes: pode ser algo valioso por sua exclusividade, como um desconto ou um conteúdo interessante e gratuito, como um e-book, também pode ser uma informação valiosa, como um artigo que conduz os leitores por um processo, pode até ser um conteúdo com valor emocional, como um vídeo inspirador que os assinantes vão querer compartilhar com seus amigos.

3 – Mantenha-se curto e direto ao ponto

A maioria dos emails da campanha de marketing devem ser muito curtos. Isso é especialmente verdadeiro se você estiver promovendo um artigo ou um vídeo. Lembre-se, o objetivo de uma campanha de email marketing é fazer com que os assinantes cliquem no seu site. Ofereça-lhes apenas a menor e mais suculenta isca que os fará querer aprender mais.

Segundo especialistas, um email marketing não deve ter mais de três frases. Apenas o suficiente para dar-lhes uma noção do que você está promovendo, sem se aprofundar muito.

Uma boa tática é oferecer uma amostra das frases mais polêmicas e contundentes de um artigo e um grande botão de CTA (call to action) convidando o usuário a continuar a leitura. Geralmente funciona muito bem.

4 – Crie conteúdo dinâmico e narrativo

O conteúdo que envolve a narração de histórias e inspira seus leitores fornece um valor único à sua experiência online. Ao criar campanhas por email, é importante incluir conteúdo relevante relacionado à mensagem da sua marca e aos interesses de seus inscritos.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é criar um boletim informativo por email que seja rico em conteúdo de valor agregado, incluindo notícias, histórias de sucesso de clientes, dicas e muito mais. De acordo com um artigo publicado na Forbes, a geração do milênio não se envolve mais com anúncios puros – as pessoas esperam mais de marcas e conteúdo online.

Estamos ligados a narrativas bem contadas… embora a credibilidade seja muito importante, você deve fazer com que o público sinta as coisas para obrigar a ação. Conectar-se com seus inscritos de maneira pessoal por meio de conteúdo interessante pode incentivá-los a converter-se em clientes e a explorar seus produtos.

5 – Crie designs de email atraentes

Se um email é difícil de ler, é provável que os usuários parem de se envolver com ele. Ter um design de email claro, nítido e criativo é essencial para o envolvimento do cliente. Usar imagens atraentes e relevantes com pequenos blocos de texto incentivará os clientes a ler todo o email.

Não é apenas importante ter um design de email que funciona bem para os leitores de desktop. Você também precisa garantir que seus boletins informativos sejam facilmente adaptáveis aos dispositivos móveis. Em 2018, mais de 68% dos emails foram abertos em um dispositivo móvel. Usar o design responsivo para dispositivos móveis é crucial para atrair a atenção do leitor de maneira envolvente.

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